• 10 MAIO 15
    Devemos ir ao dentista uma vez por ano.

O seu dentista é o profissional que cuida da saúde bucal,

ou seja, cuida e trata dos dentes, da gengiva, da mucosa da boca (tecido mole do interior da boca), da língua, e da articulação da maxila e da mandíbula (ossos que suportam os dentes superiores e os inferiores), evitando precocemente a instalação de doenças e da dor, ou tratando esses problemas quando já estão instalados.

O dentista cuida preventivamente, evitando a instalação de doenças como a cárie e o mal hálito através da limpeza dos dentes que remove a placa bacteriana e o tártaro; da orientação de como escovar corretamente os dentes e com que frequência usar o bochecho e da aplicação do flúor na superfície dos dentes, para deixá-los mais resistentes à cárie. O dentista, previne também a instalação de doenças da gengiva que evoluem para retração da gengiva e a perda óssea (periodontite) causando a dor e o odor desagradável na boca.

Ainda preventivamente, o ortodontista (o dentista que cuida do posicionamento correto dos dentes) pode detectar precocemente na criança, uma alteração de crescimento do osso mandibular ou maxilar, indicando a necessidade de um aparelho móvel, e dessa maneira evita que ela se torne um adulto portador de queixo ou maxila de crescimento exagerado alterando a estética e a harmonia do rosto.

Além da prevenção, o dentista pode ainda detectar, a partir do exame clínico e das radiografias, a existência de cáries nos dentes e de infiltrações nas obturações antigas, que devem ser tratadas ou substituídas por restaurações bem adaptadas, evitando que a cárie evolua para um tratamento de canal. A partir desses exames, o profissional pode também detectar infiltrações na coroas e próteses antigas, as quais devem ser substituídas por outras, de preferência pelas coroas de cerâmica sem metal, que apresentam boa adaptação, são resistentes e mais estéticas.

A prevenção e o tratamento precoce das alterações e das doenças bucais são ações que o dentista deve praticar com frequência, pelo menos uma vez ao ano, com finalidade de proporcionar o bem estar e conforto ao paciente.